Momentos Nossos

Amamentar: tão natural como a sua sede.

Amamentar: tão natural como a sua sede. Adoro este slogan! Amamentar faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, mas porque sentem as mulheres tantos desafios? Estará a sabedoria feminina um pouco adormecida por conta da revolução industrial? Pela industrialização do parto? Da alimentação? Vivemos num mundo masculino onde as mulheres perderam parte da sua essência? Parte da sua sabedoria? Parte da conexão consigo próprias? 

Num parto natural, ausente de intervenção, ou com a menor intervenção médica, o bebé sai do útero da sua mãe amparado pelas suas mãos, encaminhando-o para o seu colo, na sua barriga, pele com pele simplesmente sentido.
Vai ser neste colo que o bebé vai curar os desafios do parto. É neste colo, que as hormonas de stress, aquelas que permitem ao bebé estar em alerta, atento ao desafio do parto, são substituídas por hormonas de amor!
É neste colo que o bebé vai ser ajudado a superar os desafios da adaptação ao ambiente extra-uterino, a ausência do ninho conhecido por 9 meses.

É aqui neste colo que ele grava o rosto da mãe, e fica a uma distância perfeita. Porque, apesar da sua visão ainda se estar a desenvolver, o bebé já consegue captar imagens a 20/25cm de distância.
Este momento é tão importante que a OMS recomenda contacto pele a pele mantido na primeira hora de vida! Tantos bebés separados das suas mães antes desse tempo por procedimentos não emergentes, desnecessários e que poderiam ser adiados… Porque adiam o colo da mãe?

Um bebé saudável, em contacto pele a pele mantido na primeira hora de vida vai acionar um conjunto de reflexos que o guiarão em direção à fonte de alimento, a maminha da mãe.

Caso tenhas interesse neste tema penso a nossa página das consultas da amamentação possam ser do teu interesse.

Se quiseres podes também seguir-nos nas nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/elisabete.momentosnossos
Instagram: https://www.instagram.com/momentosnossos.blogue/